Você sabe o que é Gray Man Directive?

Existe um ditado popular que diz:

“É melhor não parecer e ser, do que parecer e não ser”.

De certo que esse ditado está mais relacionado àquelas pessoas que agem como “Ricas”, mas na verdade não são. É um “Liso”, como se diz aqui na minha região.

Ao meu ver, isso tem tudo a ver com Gray Man Directive, mas em um contexto diferente. Contudo, de forma não pragmática, é quase da mesma coisa.

A Gray Man Directive (GMD) ou Diretiva do Homem Cinza é o nome dado a um conjunto de práticas que tem como objetivo, tornar o indivíduo “invisível” em determinado meio, ou melhor, deixa-lo indistinguível, tornando-o menos chamativo entre a multidão.

Existem diretrizes básicas que norteiam em todos os cenários, mas é prudente observar em um contexto voltado ao cidadão brasileiro em ambiente urbano. As práticas devem ser adaptadas e consideradas nas extensas diferenças de cada ambiente e cenário.

Como o assunto é bastante amplo, vou deixar algumas perguntas para reflexão junto aos principais pontos da GMD. São eles:

Vestuário – Qual a vestimenta mais apropriada em cenários de crise ou não?

Transporte – Você mantém um Kit de Primeiros Socorros no seu carro ou ele é um super 4×4 na cor verde oliva e com uma série de equipamentos dentro dele?

Comunicação Verbal – Você sabe se comunicar de acordo com a ocasião e/ou local?

Redes Sociais – O quanto sua vida está exposta?

Comportamento – Você por vezes se encontra distraído em locais públicos?

A fim de esclarecer as ideias do amigo (a) leitor (a), em se ratando de Vestimentas, há alguns anos vejo, por exemplo, roupas táticas se confundirem cada vez mais com aquelas que encontramos em lojas de departamentos ou magazines.

Já no quesito Comportamento, pode ser comum chegar em um lugar e avaliar todo o ambiente, os fatos, pessoas, atividades suspeitas, entradas e saídas, o local mais seguro e o menos seguro e as ameaças em potencial, objetivando uma busca de informações para tomada de decisão e, principalmente, anular o fator surpresa de ações externas.

A discrição é a palavra chave, tanto no mundo físico como no virtual. Entretanto, não precisamos ficarmos enlouquecidos com a proposta GMD. Se você participa de um grupo ou comunidade com o mesmo propósito, como por exemplo, uma EcoVila Sobrevivencialista ou mesmo um grupo no Facebook, deverá agir de acordo. Lembre-se, Comportamento. Certo?

O assunto é bem vasto e não pretendo ficar apenas neste post. No próximo vou abordar sobre o Paradoxo da Gray Man Directive antes de se aprofundar mais no assunto. Foi apenas uma introdução ao tema.

Um abraço e até a próxima!

Fonte: Site Academia de Armas, Site Sobrevivencialismo, Site Defesa.org

Publicado por Marcos Domingos

Marcos Lima Domingos começou sua trajetória profissional em Ciências Econômicas, trabalhando em uma Instituição Financeira, mas logo se viu imerso na Área de Tecnologia, onde atua até os dias de hoje. Inciou na área técnica com Hardware, na manutenção de Computadores, Notebooks e Impressoras, passando para Administração de Ambientes Desktop e Servidores Windows. Através dessa experiência, ingressou no mundo de Bancos de Dados e Desenvolvimento de Software, sendo nos produtos da Microsoft sua maior expertise. Já nessa fase, atuava como Administrador de Sistemas em um Cartório de Registro Imobiliário, onde ganhou bastante experiência em Gerenciamento de Serviços de TI e Gestão de Processos. Os 7 anos atuando nesses dois segmentos, proporcionaram sua mudança definitiva para a Área de Tecnologia, lecionando em uma Faculdade o Curso de Banco de Dados e retornando para uma Instituição Financeira, agora com a bagagem de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas Web, MBA em Gestão da Informação e Business Intelligence e diversas Certificações nacionais e internacionais, deste Gerenciamento de Serviços de TI (ITIL, MPS.BR, ISO 20.000), Ambiente Windows, Bancos de Dados Microsoft, Oracle, Inteligência Artificial e soluções da CA Technologies (hoje Broadcom). É também entusiasta de diversas outras soluções de Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM). Hoje, se dedica exclusivamente a compartilhar seu conhecimento e administrar uma Delicatesse com sua esposa, pois esse era o sonho dela, e sonho bom é quando se sonha junto.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora